Skip links

Finlândia apresenta a primeira ilha turística de desintoxicação digital do mundo

Há uma ilha na Europa que está a pedir aos turistas para desligarem os telemóveis este verão.

Apetece-lhe uma desintoxicação digital? Uma ilha na Finlândia quer tornar-se a primeira zona turística do mundo sem telemóveis.

Todos os verões, milhões de utilizadores das redes sociais tiram fotografias e partilham as suas férias online. Mas se está farto de pensar nas férias perfeitas no Instagram – ou se quer desligar dos e-mails de trabalho enquanto está fora do escritório – então Ulko-Tammio é o destino ideal para si.

“A ilha de Ulko-Tammio, que se situa ao largo da costa de Hamina, será uma zona livre de telemóveis este verão”, diz Mats Selin, do conselho de turismo Visit Kotka-Hamina.

A ilha ainda tem uma rede móvel em funcionamento, mas será pedido aos viajantes que mantenham os dispositivos inteligentes nos bolsos e que se desliguem das redes sociais.

O que é que há para fazer em Ulko-Tammio?

Parte do parque nacional do Golfo Oriental, Ulko-Tammio não é habitado por pessoas. Os visitantes podem passar a noite em tendas ou cabanas.

As novas regras – que serão voluntárias – darão aos visitantes a oportunidade de “se concentrarem na natureza”, diz Joel Heino, da Parks and Wildlife Finland, considerando que “esta é uma grande iniciativa que poderia ser implementada noutros destinos naturais e recreativos”. 

Há muito para fazer quando se deixa de lado o telemóvel. Os trilhos para caminhadas serpenteiam a costa rochosa e os visitantes podem subir às torres de observação de aves para ver a flora e fauna raras da ilha.

Ulko-Tammio pode ser alcançada por barco privado ou por cruzeiros marítimos organizados pela MeriSet. Os turistas também podem apanhar um táxi aquático em Varissaari – uma fortaleza histórica da ilha. O táxi pode ser alugado no Vaakku, um restaurante local.

Quais são os benefícios de uma desintoxicação digital?

Os smartphones e os computadores dominam o nosso quotidiano.

Os adultos europeus passam, em média, cerca de seis horas por dia a olhar para os seus ecrãs. Mas deixar de “deslizar”, “clicar” e escrever pode ter benefícios surpreendentes para a saúde mental.

Um estudo de 2022 concluiu que os participantes que fizeram uma pausa de uma semana nas redes sociais registaram “melhorias significativas” no bem-estar e na qualidade do sono.

Um descanso digital também pode ajudar a reparar a sua capacidade de atenção. A exposição constante a estímulos digitais prejudica a nossa capacidade de concentração e de pensar profundamente.

Um estudo de 2019 da Universidade de East Anglia revelou que umas férias de “desintoxicação digital” aumentam os sentimentos de ligação e presença.

Fonte: Euronews

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência.

PEDIR ORÇAMENTO

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
1DADOS PESSOAIS
2DATAS E DESTINO
3VIAJANTES
4COMENTÁRIOS