Os dados são da DS Travel, marca dedicada ao setor do turismo do Grupo Decisões e Soluções, que realizou um inquérito de forma a conhecer os hábitos de férias dos portugueses e quais as suas intenções para este verão. 44% dos inquiridos assumiu que irá passar as suas férias de verão fora de Portugal.
Um inquérito levado a cabo pela DS Travel conclui que 44% dos portugueses assume que irá passar as suas férias deste verão no estrangeiro, mas 38% afirma que vai estar, tanto no exterior como em Portugal. 63% opta por destinos onde o calor predomina, enquanto cerca de 20% prefere a natureza e 17% prefere destinos mais urbanos. Quando à pergunta onde costumam alojar-se quando viajam para fora do país, 70% refere que fica em hotéis, sendo que 20% diz preferir ficar em unidades de alojamento local.
Refira-se que 29% das pessoas que responderam ao inquérito assumem que a instabilidade económica do país tem algum e até muito impacto nas suas férias, no entanto, há 20% para quem este impacto ainda é pouco relevante.
Em sintonia com os 20% que referem que o impacto económico não é muito relevante para as suas férias, 35% diz que irá gastar o mesmo que no ano passado e 27% assume que até pode vir a gastar mais. No entanto, a maioria tenciona gastar menos, nomeadamente 38% dos inquiridos.