Skip links

A vila (quase desconhecida) com 400 habitantes que está a ser invadida por turistas

Iseltwalt tornou-se um destino popular graças à série coreana “Crash Landing in You”. Todos querem tirar uma fotografia no cais.

As séries e os filmes têm, cada vez mais, um impacto gigante no turismo: isso é inegável. O sucesso de “Wednesday”, por exemplo, fez aumentar o número de turistas na Roménia — e não foi um caso isolado. Há uma vila na Suíça que foi invadida por estrangeiros devido a uma série coreana da Netflix, lançada em 2019.

O k-drama “Crash Landing in You” é uma história de amor em que uma herdeira sul-coreana vai parar à Coreia do Norte acidentalmente, devido a um voo de parapente, e pousa mesmo em cima de um oficial do exército, por quem acaba por se apaixonar. Um dos momentos românticos do casal foi gravado no cais de Iseltwald, uma pacata vila na Suíça com cerca de 400 habitantes. 

O cenário é tão idílico que os fãs da série começaram a voar para o país e até já fazem fila para tirar fotografias no famoso cais de desembarque. “Foi tão incrível. Imediatamente senti-me transportada de volta às cenas do K-drama e senti-me mais conectada aos personagens”, revelou à “BBC” Yanina Seifermann, uma alemã que adorou assistir à produção.

A comédia romântica não só levou turistas a conhecer a vila, como até já serviu para arranjar emprego a algumas pessoas: Carlo Fittipaldi, por exemplo, procurava trabalho em Interlaken (onde morava), quando a esposa sugeriu que procurasse em Iseltwald, após ter visto “Crash Landind On You”. O homem acabou por ser contratado pelo Chalet du Lac, um hotel que fica a cerca de cinco minutos do cais, e agora vê turistas a entrar na unidade hoteleira para fazerem perguntas sobre o local. “Durante o verão, cheguei a ver dezenas de pessoas à espera para tirarem fotografias no cais. Vejo-os de manhã sempre que vou trabalhar”, contou.

Iseltwald é uma pequena vila piscatória na Suíça que parece ter saído de um conto de fadas ‒ e são poucos os que têm a sorte de a chamar lar, uma vez que só tem cerca de 400 habitantes. Fica na região de Interlaken, na margem do Brienz, um dos lagos mais impressionantes da Suíça.

Destaca-se sobretudo pelas pitorescas casas tipicamente suíças e pelos cafés e restaurantes à beira do lago que oferecem vistas das montanhas cobertas de neve, no inverno, em todas as direções. Não é de estranhar, portanto, que esteja incluída no itinerário da maioria das pessoas que visitam Interlaken: fica a cerca de 10 minutos de carro da cidade e é uma boa opção para fugir da agitação citadina durante um dia. 

Se gosta de explorar sítios pacíficos, idílicos e mágicos, então não pode deixar de conhecer Iseltwald. O pequeno cais que aparece na famosa coreana da Netflix, tem sete metros de comprimento e 1,5 metros de largura e é um dos lugares mais icónicos da vila. É ali que os casais se juntam para tirar uma fotografia com o lago azul-turquesa e as montanhas espetaculares ao fundo.

Outra das atividades favoritas dos turistas é fazerem uma caminhada pelas margens do Brienz, em direção aos hotéis e restaurantes, para verem as paisagens incríveis da vila, como o antigo castelo e os Alpes ao fundo, ou até mesmo fazer um passeio de barco naquele que é um dos lagos mais bonitos da região.

O castelo de Seeburg é o marco mais emblemático da localidade. Foi construído em 1907 pelo comerciante de Berna, Gottfried Siegrist, mas em 1927 foi vendida ao evangélico Diakonieverband Ländli e tornou-se uma propriedade privada desde então, pelo que não é possível visitá-lo.

Bem perto de Iseltwald ficam as cascatas de Giessbach, com 391 metros de altura, e estão entre as cinco maiores da Suíça. A impressionante queda de água desce 14 degraus até ao lago e oferece uma vista panorâmica inesquecível. Fica apenas a 20 minutos de carro da vila, mas a forma mais bonita de chegar lá é viajar de barco. Há uma ligação direta entre os dois pontos e o passeio demora entre 15 a 20 minutos.

O hotel (e restaurante) mais famoso da vila é o Strandhotel e o motivo é simples: aqui, todos os hóspedes acordam com vistas espetaculares do lago. Os preços começam nos 243€ por noite, mas não é preciso estar hospedado para apreciar a paisagem. O restaurante, onde pode prover iguarias locais, está aberto ao público. 

Como lá chegar

A forma mais rápida de chegar a Iseltwald é voar para Basileia, na Suíça. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 56€. Assim que chegar, só precisa de apanhar o comboio que o vai levar até à estação de Interlaken. Daí, há um autocarro direto para Iseltwald. A viagem demora cerca de 2h30.

Fonte: NiT

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência.

PEDIR ORÇAMENTO

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
1DADOS PESSOAIS
2DATAS E DESTINO
3VIAJANTES
4COMENTÁRIOS